Presidente Lula recebe administrador da NASA e embaixadora dos EUA no Planalto
- 28/07/2023
- 0 Comentário(s)
Reunião trata da cooperação bilateral na área espacial e da possibilidade de estreitamento de relações para políticas de combate ao desmatamento Publicado em 24/07/2023 13h40 Atualizado em 24/07/2023 13h57
O administrador da NASA, Bill Nelson, e o presidente Lula durante encontro no Palácio do Planalto. Foto: Ricardo Stuckert / PR
Opresidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu na manhã desta segunda-feira (24/7) o ex-senador Bill Nelson, administrador da NASA (Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos EUA) e a embaixadora dos EUA no Brasil, Elizabeth Frawley Bagley. A reunião tratou da cooperação bilateral na área espacial e também contou com a presença da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luciana Santos.
O administrador da NASA presenteou o presidente com fotografias espaciais do acervo da agência. Em seguida, comentou a respeito da possibilidade de apoiar a política brasileira de combate ao desmatamento, com o auxílio de novas aeronaves com capacidade de captar fotografias precisas de queimadas, desgaste dos solos e depósitos de sedimentos no oceano, pelo rio Amazonas.
O presidente Lula conversou sobre essa e outras formas de colaboração a serem realizadas por meio do MCTI e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), bem como outras formas de apoio tecnológico ao combate ao desmatamento. Lula ressaltou a necessidade de reforçar a educação ambiental nas escolas e de proporcionar meios de desenvolvimento aos povos que vivem nas florestas. O representante da NASA elogiou a determinação e a liderança do presidente Lula na defesa do meio ambiente.
A ministra Luciana Santos retomou o histórico da cooperação Brasil-EUA na área espacial, desde os anos 1980, e reforçou convite a Nelson para visitar o INPE, de modo a conhecer mais profundamente o trabalho do instituto e avançar em outras frentes. Nelson salientou, a propósito, avanços das pesquisas sobre células-tronco no espaço e sua aplicação em condições como o Alzheimer e o autismo.